terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Conceitos básicos

A área da genética é um tema científico de elevada complexidade e, como tal, por muito poder de síntese e de simplificação que tentemos aplicar na sua explicação, existem certos conceitos básicos que são indispensáveis.

Deste modo, é importante ter em conta que qualquer organismo animal ou vegetal é constituído por células e que, dentro de cada uma, existe um núcleo, com um conjunto de cromossomas. Os cromossomas são estruturas de ADN (ácido desoxirribonucleico) que contêm toda a informação sobre o organismo a que pertencem. Os genes, constituintes do ADN, representam cada um uma propriedade específica.

A manipulação consiste em retirar os genes de uma cadeia de ADN, introduzindo no seu lugar novos genes. Uma pequena percentagem introduz-se no ADN. A partir daqui temos um novo organismo geneticamente modificado, que se irá reproduzir de acordo com as características adquiridas.

O RNA é uma porção de bases azotadas obtidas a partir do ADN, que contém a informação para a codificação de proteínas.

Para já, estes são os conceitos que julgamos serem mais importantes. Se for necessário acrescentaremos mais alguns no futuro.



Sem comentários: