terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Sub-tema 1 - Pseudogenes

Ao contrário do que é muitas vezes divulgado pelos media, o genoma humano possui cerca de 40 mil genes, em vez dos 20-25 mil normalmente assumidos. O que sucede é que apenas 21 dos 40 mil codificam informação necessária ao desenvolvimento humano, enquanto que 19 mil são intitulados de pseudogenes, geralmente designados de lixo genético ou intrões.


Até pouco tempo atrás, a comunidade científica admitia que estes genes não possuíam qualquer função específica, sendo por isso desvalorizados. No entanto, pessoalmente nós nunca partilhamos deste ponto de vista, uma vez que sempre acreditamos que tudo o que existe na natureza tem ou teve algum propósito.


Em Agosto passado, foi publicado um artigo na revista “Scientific American”, divulgando uma descoberta científica de que os pseudogenes, têm efectivamente utilidade. Pelo que conseguimos averiguar até à data, estes genes resultam de “quebras” na decorrência da meiose das células. Deste modo, é-nos permitido reconstituir inúmeros aspectos relativos aos nossos ancestrais a partir da informação genética, inclusive do primeiro ser humano.

Sem comentários: