quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Sub-tema 2 - Recuperação de Animais Extintos

Um dos problemas no nosso mundo actualmente, prende-se com a crescente extinção de espécies animais (resultante das alterações no ecossistema induzidas pelo Homem) o que reduz em muito a diversidade genética no nosso planeta.

Uma das investigações que se encontra em desenvolvimento permite clonar animais que se extinguiram no passado. O DNA base necessário a este processo é obtido através dos ossos das espécies desaparecidas. Embora esta técnica permita solucionar um dos maiores problemas ecológicos, continua a ser indispensável preservar as várias espécies à face do nosso planeta.


Para terem uma ideia geral em como é pretendido proceder para clonar um animal extinto experimentem o flash interactivo que se segue:



Neste pequeno flash interactivo poderão observar cada passo no procedimento da clonagem, neste caso a do Tigre da Tasmânia (Thylacine). Esta é uma das espécies extintas no passado que actualmente é alvo de investigações que visam recuperá-la. No entanto, um dos aspectos que mais dificultam a evolução da equipa científica é o facto de os restos mortais do tigre dos, quais seria mais fácil extrair o ADN, terem sido colocados em etanol, que gradualmente danificou as bases azotadas.

Isto levou a que o Museu Australiano de Sydney, o iniciador do projecto, em Fevereiro de 2005, desistisse do mesmo devido à falta de recursos para reconstruir o DNA danificado. No entanto em Maio de 2005 o professor Michael Archer, Decano da Universidade de Nova Gales do Sul e ex-director do Museu Australiano e um biólogo evolucionista anunciaram que o projecto estava a ser reiniciado por um grupo de universidades interessadas e um instituto de investigação. Esperamos que tenham sucesso em trazer de volta à vida esta espécie extinta e que, com esse sucesso, possam fazer o mesmo a muitas outras já desaparecidas!

1 comentário:

Anónimo disse...

encontrei uma nova espesi nao sei dizer se é nova ou velha ,,como passa micomunocar,com vcs