sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Sub-tema 3 - Combater os Vírus Geneticamente

Actualmente, um dos maiores problemas da medicina é o facto de os vírus ganharem resistência a determinados medicamentos, seguindo a teoria da evolução de Darwin.


Têm sido investigadas certas enzimas inibidoras que actuam no código genético dos vírus, impedindo a correcta transcrição do seu DNA para RNA. Este RNA iria posteriormente formar proteínas que permitiriam a infecção das células do corpo humano.

Mas vírus como o HIV desenvolvem uma elevada resistência a estes métodos de combate, sendo por isso necessário investigar novas alternativas mais eficazes. Tal como impedir o corte e, consequentemente, a junção dos vários pedaços da proteína GAG, responsável pela formação da cápsula protectora do RNA do vírus da sida, conduzindo à sua maturação e decorrente estado infeccioso. Um dos mais testados têm sido os inibidores de proteases, responsáveis pela separação da proteína GAG das outras proteínas a que se encontra ligada, impedindo assim que estas cortem os pedaços de proteína GAG.



Em contraste, recentemente foi descoberta uma substância, a PA-457, que bloqueia o local em que a protease actuaria para separar a proteína GAG. Como este local não varia praticamente de vírus para vírus, mesmo que ocorram mutações, a resistência a este novo método de combate é muito reduzida. No entanto os combates contra os vírus não deverão ser limitados apenas a um medicamento ou estratégia mas a uma combinação de várias, sendo só dessa maneira que poderemos eliminar definitivamente os vírus mais resistentes, com especial destaque para o vírus da Sida (HIV).

Sem comentários: