domingo, 25 de fevereiro de 2007

Sub-tema 8 - Projecto Genoma Humano

Em Abril de 2003, uma equipa internacional de cientistas terminou a descodificação do genoma humano.

A análise e a compreensão dos dados resultantes desta investigação irá demorar vários anos mas já se chegou a algumas conclusões:

1 - Através da análise do genoma descodificado de vários indivíduos, os cientistas concluíram que 99,9% do nosso genoma é comum a todos os seres humanos. Apenas 0,1% nos distingue e fornece informações diferentes para por exemplo: susceptibilidade a determinadas doenças, cor dos olhos, altura, forma do rosto, etc.

2 - O código genético humano consiste em 6 biliões de bases azotadas e seriam necessários 134 conjuntos de enciclopédias para o escrever.

Após as descobertas colocaram-se questões cujas respostas se demonstraram bastante curiosas:

1 - Porque é que os gémeos verdadeiros não possuem impressões digitais idênticas, embora possuam um genoma igual?


Descobriu-se que a impressão digital apenas é afectada pelo código genético no que diz respeito ao número de pregas que apresenta. A forma e textura da mesma deve-se aos toques dos dedos dos pés e das mãos do feto na bolsa amniótica, entre as 6 e as 13 semanas. É esta a razão porque se afirma que a impressão digital é o método mais fiável de identificação de pessoas.

2 - Através da análise do genoma descodificado de vários indivíduos, os cientistas concluíram que 99,9% do nosso genoma é comum a todos os seres humanos. Apenas 0,1% nos distingue e fornece informações diferentes para por exemplo: susceptibilidade a determinadas doenças, cor dos olhos, altura, forma do rosto, etc.

3 - O código genético humano consiste em 6 biliões de bases azotadas e seriam necessários 134 conjuntos de enciclopédias para o escrever.

4 - A maior susceptibilidade de algumas pessoas ficarem viciadas em determinadas substâncias é determinada em grande parte pelos genes O caso da nicotina é o mais conhecido. Enquanto que algumas pessoas aumentam de peso e têm outras perturbações quando deixam de fumar, o mesmo não se verifica noutros indivíduos.

5 - Existe um dia do DNA para comemorar a descodificação do genoma humano: 25 de Abril.

2 comentários:

Biosfera disse...

Essa evolução da decodificação do genoma humano, trouxe muitos avanços para a medicina. O que pode favorecer e muito nossa vida futura.

Prof.: JOSÉ CARLOS disse...

Gostei muito do seu blog, com artigos diversificados e temas seletos. Parabéns
Obs: sou mais um dos que seguem seu blog.
Prof. José Carlos
http://projetosead.blogspot.com/