Sub-tema 7 - Projecto Genographic
Qual a nossa origem?
Porque é que temos diferentes capacidades e características?
Embora a evolução seja um processo gradual e não seja possível definir de forma exacta o momento e o local da criação de uma nova espécie, podemos afirmar que o primeiro ser humano possuía um genótipo a partir do qual surgiram as variações que são visíveis em todos nós actualmente (por exemplo, características do rosto, cabelo, doenças genéticas,etc).
A razão primordial para a existência de tantas variações na nossa espécie deve-se à ocorrência de mutações ao longo das gerações.
O projecto Genographic, que se encontra a ser desenvolvido pela National Geographic, destina-se a reconstituir o genótipo do primeiro homem e da primeira mulher existentes. Através desta investigação é possível reconstituir com exactidão as migrações que a espécie humana efectuou desde o seu aparecimento em África.
Qualquer pessoa pode contribuir para o avanço desta investigação, comprando o kit que se encontra disponível no site do projecto e enviando-o de volta com uma amostra do seu DNA. Os resultados do nosso DNA ser-nos-ão posteriormente fornecidos no mesmo site.
- Como é possível realizar a reconstituição do percurso percorridos pelos nossos antepassados?
Nas mulheres estuda-se o DNA mitocondrial, que apenas é transmitido às filhas pela mãe e no homem estuda-se o cromossoma Y, que apenas é transmitido aos filhos pelo pai. Analisando as mutações do seu DNA e cruzando esses dados com as respectivas localizações geográficas dos indivíduos dos quais provêm, é possível fazer uma retrospectiva do percurso da espécie humana.
Sem comentários:
Enviar um comentário